Arte
A arte no sentido amplo significa o meio de fazer ou produzir alguma coisa, sabendo que os termos ''tékne'' e ''póiesis''(do grego) se traduzem em criação, fabricação ou produção de algo. É impossível definir exatamente a arte, pois está presente na rotina das pessoas, apesar de muitas considerá-la como algo supérfulo. Para entender melhor a arte é preciso compreendê-la dentro do contexto de sua produção cultural. Então, por que a arte é considerada um fenômeno social? Sabemos que a arte é um meio de se expressar, portanto é considerável a relação da arte com a sociedade, criando um vínculo. A obra de arte é percebida socialmente pelo público: por mais íntima e subjetiva que seja a experiência do artista deixada em sua obra, esta será , sempre percebida de alguma maneira pelas pessoas. Neste contexto, a obra de arte será, então, um elemento de comunicação. Esse vínculo social estabelecido entre a arte e a sociedade é criado através de três elementos essenciais: o autor, a obra e o público. A arte promove o rompimento com o tempo imediato e o encontro do homem com a eternidade. Pela criação estética, a obra tende a se universalizar,a permanecer viva através dos tempos e décadas.
Arte e Educação
A importância da arte na educação se faz pelareferência estabelecida entre o belo = bom, sendo obom algo baseado no ideal ético.
• Platão: “o que é bom é belo e o que é belo é bom”;
• Pelo senso comum entendemos: quando um indivíduo agemal,costuma-se dizer: “que feio!” ; por outro lado se ele age corretamente, de maneira ética, dizemos: “ele teve uma atitude bonita".
Arte e indústria cultural A indústria cultural é um fenômeno contemporâneoque sintetiza a arte como negócio. A arte e os bens culturais são submetidos aos interesses do mercado, e dessa forma não passam de negócios como qualquer outro produto. O cinema, por exemplo é uma grande vitrine de produtos (automóveis,