Linguagem c - básico
Principais Bibliotecas em C
Para inserir funções da API nos programas é preciso indicar ao pré-processador onde ele poderá encontrá-las. Isso é feito da seguinte forma.
#include
stdio.h
Standard Input Output (entradas e saídas padrão) contém a definição da estrutura FILE, usada para todas as entradas (input) e saídas (output). Possui funções como printf,sprintf, fprintf e toda a família de funções relacionadas. math.h Contém funções matemáticas gerais como arredondamentos (ceil,floor), trigonometria (sin,cos,tan), logaritmos (log,exp) entre outras.
stdlib.h
Standard library functions (funções da biblioteca padrão) contém funções de termino do programa (abort, exit), manipulação de memória (malloc, calloc, free), conversões de tipos (strtod, strtol) entre outras funções padrões. string.h Contém funções que lidam com a representação padrão de como as strings são usadas em C, comparação de strings (strcmp), comprimento de uma string (strlen) entre outras funções para strings. windows.h Contém todas as definições de janelas, criar, abrir, fechar, entre outras ações.
Tipos de dados em C
Para que o compilador possa trabalhar de forma eficiente e economizando memória, é utilizado tipos de dados para referenciar variáveis utilizadas nos programas.
TIPO SIGNIFICADO BYTES CONJUNTO DE VALORES char um caracter da tabela ASC II 1 -128 a 127 int um inteiro 2 -32768 a 32767 float um real, em ponto flutuante, com precisão simples 4 -3.4e-38 a 3.4e+38 double um real, em ponto flutuante, com precisão dupla 8 -1.7e-308 a 1.7e+308 void conjunto vazio de valores 0 sem valor
< tipo_de_dados > < nome_da_variavel > int i; i = 5+5;
Criação de Tipos do Programador
É possível criar tipos de dados associados a um nome definido pelo programador.
typedef int inteiro; inteiro i; i = 5+5;
typedef char str10[10]; str10 nome = "Fulano";
Operadores
Aritméticos
Operando
Descrição
+
soma
-
subtração
*