A equipe multidisciplinar na escola
Entendemos que a melhoria da qualidade do ensino e a adoção de princípios educacionais democráticos são fundamentais para o ingresso incondicional e a permanência dos alunos na escola regular. No entanto ainda há muito a ser feito para que se possa caracterizar um sistema como apto a oferecer oportunidades educacionais a todos os seus alunos de acordo com as especificidades de cada um, sem cairmos nas teias das modalidades de exclusão, apesar de se tratar de educandos especiais. Mas acreditamos que é urgente caminhar nessa direção. O direito de todos à educação inclusiva é, sem dúvida, uma tarefa difícil, mas exeqüível. Precisamos ser capazes de desviar dos obstáculos da escola tradicional para atingir uma que atenda a todos, justa, democrática e alerta às diferenças.A inclusão em nosso Estado tem se efetivado a passos lentos, entretanto, é muito significativo perceber que nos últimos dez anos o processo teve um avanço real. Acreditamos que incluir seja possível desde que parceria exista e políticas públicas permanentes estejam voltadas para esta causa tão nobre que é dar oportunidade de condições justas e igualitárias as pessoas com necessidades educativas especiais.
Assim, apresentamos abaixo a contribuição profissional que uma equipe multidisciplinar poderia desempenhar na educação:
Terapeuta Ocupacional
1) Proporcionar ao aluno, maior incentivo e aumentar o interesse pelas tarefas educacionais, com o objetivo de desenvolvê-lo a buscar novos conhecimentos e permitir melhor socialização em seu cotidiano.
2) Orientar quanto à adequação do espaço físico da escola para facilitar ao aluno o acesso às dependências da mesma, tornando-o independente e seguro de seu potencial favorecendo assim, sua auto-estima e melhor socialização.
3) Prescrição, confecção treinamento do uso funcional de adaptações ou tecnologia assistiva elaborando adaptações para preensões de uso cotidiano ou manuseio de