O direito do idoso e o posicionamento ético do assistente social
Lindinalva Alves da COSTA[1]
RESUMO: A Política Nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais dos idosos, onde através desta os idosos possam buscar sua autonomia, e participação ativa em meio à sociedade. É dever do Estado da sociedade e da família assegurar aos idosos o direito à cidadania, bem estar, participação ativa em meio à sociedade e principalmente direito a vida, onde o idoso não pode sofrer qualquer abuso ou tipo de discriminação. O profissional da área social é de fundamental importância na busca da garantia dos direitos do idoso, onde devemos prestar serviços e desenvolver ações que atendam as demandas provenientes das necessidades dos idosos, juntamente com o apoio das famílias e da sociedade. O Assistente Social norteado pelo código de ética e com princípios de justiça social deve voltar todo seu conhecimento em favor dos indivíduos, grupos, comunidades e sociedades, na busca de resolver os conflitos individuais ou coletivos, ou seja, uma prática profissional sustentada por princípios e valores que se articularam com as demandas dos provenientes dos usuários.
Palavras-chave: Os direitos do idoso. A ética profissional. Política Social do Idoso.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objetivo ressaltar brevemente os direitos dos idosos, respaldados pela PNI - Política Nacional do Idoso que se realiza través das políticas sociais, por meio dos programas, projetos, serviços e benefícios das políticas sociais.
Ainda temos como objetivo esclarecer sobre o dever do Estado da família e da sociedade em relação aos idosos, direcionados pelos princípios e diretrizes que regulamentam a Política Nacional do Idoso.
Colocar a importância do Assistente Social na busca da efetivação desses direitos norteados pelo nosso código de ética, buscando justiça e igualdade social.
2. O CRESCIMENTO DA