Linguagem UML
Ano Letivo: 2013/2014
Disciplina de Técnicas de Gestão de Base de Dados (TGBD)
Docente: Célia Marques
Discentes: Flávio Sardinha Nº Pedro Francisco Nº 7
Índice
Introdução
O que é a UML?
O UML é uma linguagem que serve para visualizar, especificar, construir, documentar os artefactos de um sistema com uma componente intensiva de software.
O UML não é uma metodologia, sendo que não diz quem deve fazer o quê ou como deve faze-la e quando. Esta também não se trata de uma linguagem de programação.
O UML suporta todo o ciclo de vida do software (modelação do negócio (processos e objetos do negócio); modelação de requisitos alocados ao software; modelação da solução de software). Este é baseado na experiência e necessidades da comunidade de utilizadores
Diagrama de casos de uso
Estes diagramas capturam a funcionalidade do sistema tal como é visto pelos utilizadores. Estes auxiliam a comunicação entre os analistas de sistema e o cliente.
Estes diagramas têm como objetivo:
Especificar o contexto de um sistema
Capturar os requisitos funcionais de um sistema
Validar a arquitectura de um sistema
Dirigir a implementação e gerar casos de teste
E é desenvolvido por analistas e especialistas de domínio.
Fig. Exemplo de um diagrama de caso de uso
Diagramas de Estado
O diagrama de estado mostra os diferentes estados de um objeto durante seu ciclo, e os eventos (estímulos) que fazem com que este altere.
O diagrama de estado é aconselhado para sistemas mais complexos, deve ser desenvolvido para objetos que possuam seus estados definidos e onde o comportamento desse objeto possa mudar a partir de um outro estado. Os diagramas de estado começam com um estado inicial e podem ter várias saídas ou fins.
Têm como objetivo: Modelar ciclo de vida de objectos
Modelar objetos reativos