OCL Linguagem do UML
O que tem que ter no trabalho:
* Objetivos
* Descrição Geral
* Sintaxe Básica
* Exemplo
* Uso da Linguagem MDA
--------------------------------------------------------------------------------------
1º Slide
Object Constraint Language é uma linguagem de expressões para especificar restrições aplicadas a modelos UML. É uma linguagem precisa, textual e formal. Expressões OCL podem ser utilizadas para especificar operações/ações que, quando executadas, alteram o estado do sistema. A UML pode também utilizar a OCL para especificar condições invariantes no modelo UML que são completamente independentes da linguagem de programação.
O Diagrama de Classes da UML, por exemplo, não é refinado o bastante para fornecer todos os aspectos relevantes da especificação.
Verifica-se, dentre outras coisas, a necessidade de descrever restrições adicionais sobre os artefatos do modelo. Como essas restrições geralmente são escritas em linguagem natural, isto poderá resultar em ambiguidades. A OCL foi desenvolvida para diminuir essa lacuna e impedir interpretações ambíguas para a mesma restrição.
-------------
2º Slide:
Muitas linguagens, modelos e métodos para a análise e projeto em orientação a objetos foram criadas nas últimas décadas. Esses métodos normalmente compartilharam as mesmas idéias e conceitos básicos e diferenciavam-se apenas em suas terminologias e notações. Isto dificultava muito a comparação e a reutilização de casos já modelados com os artefatos até então inventados.
Uma solução promissora para este problema foi o desenvolvimento da Unified Modeling Language
(UML), a qual foi proposta para prover uma padronização e unificação dos artefatos em uma só linguagem para modelagem de sistemas orientados a objetos.
A primeira versão da UML foi submetida ao Object Management Group (OMG), organizador do processo de padronização dos modelos e linguagens. A revisão desse modelo mostrou uma grande deficiência na clareza e