Baterias Automotivas
,
acessórios automotivos e um dos produtos comercializados neste segmento, é a bateria de chumbo ácido, comumente conhecida como bateria automotiva.
Neste trabalho, serão expostos os resultados de pesquisa e análise do seu ciclo fabricação, utilização no mercado e fim de vida, assim como, todos os aspectos envolvendo a política de reciclagem e meio ambiente exigidas pela legislação brasileira.
Para melhorar o entendimento do processo de fabricação e do ciclo de vida de uma bateria automotiva, foi realizada visita à empresa
Johnson Controls localizada em Sorocaba-SP que é considerada a
,
maior fábrica de da América do Sul neste segmento.
Ainda como desafio e proposta deste projeto, foram pesquisadas alternativas para a questão do impacto ambiental causado pela geração do resíduo de escória de chumbo oriundo do processo de reciclagem do chumbo
Baterias de chumbo-ácido são conjuntos de acumuladores elétricos recarregáveis, interligados convenientemente, construídos e utilizados para receber, armazenar e liberar energia elétrica por meio de reações químicas envolvendo chumbo e ácido sulfúrico.
Quando essas baterias chegam ao final de sua vida útil devem ser coletadas e enviadas para unidades de recuperação e reciclagem.
Esta providência garante que seus componentes perigosos (metais e ácido) fiquem afastados de aterros e de incineradores de lixo urbano e que o material recuperado possa ser utilizado na produção de novos bens de consumo. Todos os constituintes de uma bateria chumbo-ácido apresentam potencial para reciclagem.
Neste trabalho será ilustrado o ciclo de vida das baterias automotivas, os cuidados com o descarte, formas de reciclagem e os riscos ao meio Ambiente.
É uma associação de elementos de chumbo, intercaladas em placas negativas e positivas ligadas em série, separadas em seis vasos distintas. A associação elétrica dos elementos de cada vaso tem uma