linguagem teatral
Ensino Médio Professor José Rodrigues Leite, localizada na Rua Benjamim
Constant no centro de Rio Branco. Os estágios ocorreram nos período matutino e vespertino durante duas semanas, atingindo a carga horária de 48 horas.
Ao longo da história da educação, o ensino da arte se consolidou como instrumento natural de formação. O mundo da arte se distingue de forma peculiar com os conhecimentos que o homem produz a partir da visão e do sentimento que tem do tempo e do espaço que está inserido. Nesse sentindo, o ator criador busca materializar desejos, sonhos e frustrações do homem tentando compreender e se organizar conscientemente no espaço onde vive.
Partindo dessa premissa as experiências norteadoras do ensino da arte colaboram para formação do cidadão consciente favorecendo ao individuo a compreensão do processo de produção das manifestações artísticas, o que abre caminhos para a fruição e a reflexão do conhecimento do objeto artístico.
Assim o presente relatório contará todas as vivencias de um plano de ação teórico e prático da disciplina Estágio IV, do curso de Artes Cênicas –
Teatro Licenciatura da Universidade Federal do Acre. Apoiado nas bases teóricas do ensino de arte, com ênfase especifica da linguagem teatral e os questionamentos que a mesma provoca, estimulando uma nova visão para aquilo que já está previamente estabelecido como algo imutável. A finalidade que buscávamos alcançar durante o processo foi a possibilidade de desenvolvimento, criatividade e imaginação, com a intenção de trabalhar elementos para a produção de um novo olhar.
Assim, por meio de atividades com imagens e estudos sobre textos dramáticos que culminou com a elaboração e realização das cenas de improvisação, trabalhando com os elementos da estrutura dramática, construímos assim, uma experimentação da prática docente com a carga