Linguagem Scala
Centro Universitário Barão de Mauá www.baraodemaua.br Resumo. Neste artigo será apresentada a linguagem de programação Scala, falando um pouco sobre sua história, objetivos, estrutura e algumas das ferramentas utilizadas para desenvolvimento de projetos.
1. Introdução Neste artigo vamos falar um pouco sobre a linguagem Scala, ainda engatinhando, porém ganhando os olhos do mercado. Vamos abordar a história da linguagem e porque Martin Odersky resolveu cria-la, deixaremos em evidência os pontos fortes da linguagem, como Scala vem conquistando seu espaço no mercado em tão pouco tempo de existência, citaremos as principais IDE’s utilizadas, as estruturas da linguagem e qual o benefício gerado para os programadores. Separamos nosso artigo em vários tópicos, onde você leitor poderá conhecer mais sobre a linguagem prodígia.
2. Histórico Scala é uma linguagem de programação multiparadigma, com características de linguagem Orientada a Objeto e de linguagem Funcional criada em 2001, porém lançada em 2003, por Martin Odersky, cientista da computação alemão e professor de métodos de programação, tinha um grande grau de conhecimento na linguagem Java, sabendo assim que a plataforma Java é uma das mais ricas do mercado. A ideia principal da linguagem Scala é ser um Java melhorado, uma linguagem de programação concisa, elegante e segura. O nome da linguagem é de origem italiana, tendo o contexto de linguagem por etapas, dando a ideia de escada, uma linguagem escalar (Scalable Language). Scala, como Java, roda sobre a Java Virtual Machine (JVM), logo seu código é compilado em Java bytecode aumentando a interoperabilidade entre as duas linguagens e possibilitando a reutilização de bibliotecas do Java. O principal motivo que a linguagem vem conquistando seu espaço é por conta do fator produtividade, Scala é utilizada por exemplo pelo Twitter, Foursquare, Netflix, Linked in dentre outros. Uma curiosidade foi a citação de James Gosling, vulgo