bulling total
Existe um limite muito tênue entre as brincadeiras normais e o bullying verbal. Como diferenciar entre os dois? A brincadeira deve fazer parte do ambiente escolar e quando ela acontece todos se divertem. Com o bullying não é assim! Em geral um grupo se diverte, morre de rir e uma pessoa sofre, se sente humilhada e diminuída e o objetivo de quem faz as brincadeiras é este mesmo, ver o outro sofrer.
As crianças e jovens são muito sensíveis aos comentários que fazem sobre eles, porque ainda estão em desenvolvimento e não são suficientemente fortes para separar o que ouvem sobre si do que realmente são. Uma menina que todos os dias enfrenta os comentários e gozações de que é gorda e feia, pode se isolar cada vez mais dos colegas e até se tornar anoréxica para ficar magra.
Nunca se esqueça disto: AS PALAVRAS PODEM MACHUCAR TANTO OU ATÉ MAIS QUE UM MURRO OU UM PONTAPÉ!!!
O bullying físico é o mais visível e, portanto, mais fácil de ser identificado.
Lembre-se sempre de que bullying é diferente de uma briga que acontece uma vez, de uma discussão que resulta em violência física. Pra ser bullying tem que ser repetido, acontecer várias vezes, sem nenhum motivo. Certo?
Inclui bater, puxar o cabelo, beliscar, morder, trancar a pessoa em algum lugar. Estas ações já aparecem com crianças pequenas da Educação Infantil e dos primeiros anos do Fundamental.
Este foi um caso que ficou famoso na internet. O menino maior sofreu tanto bullying na escola que um dia resolveu reagir às provocações físicas de um garoto bem menor que ele. Um