Linguagem oral e escrita
A linguagem oral é a forma de comunicação mais usada no cotidiano, pois é através da fala que transmitimos nossas ideias, expressamos nossos sentimentos e nos socializamos.
Se estamos em um ambiente fora de nosso cotidiano precisamos muitas vezes usar uma linguagem diferenciada, por isso é de fundamental importância o ensino da mesma, para pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa possam vir a exercer sua cidadania plenamente.
Em sala de aula o professor ajuda o educando a melhorar sua capacidade de expressão ao fazer perguntas ou pedir por respostas, fazendo com que ele assim exponha novos conhecimentos, que argumente, desenvolva a capacidade de escutar e compreender, que respeite seus colegas e educador.
Para isso o professor usa de estratégias de simulação e desempenho de papéis, que são debates sobre temas polêmicos, dramatização de situações cotidianas, de textos e histórias conhecidas.
O ponto de conexão entre o desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita é a leitura em voz alta.
LINGUAGEM ESCRITA
Os principais objetivos da área da Língua Portuguesa é ler e escrever. Para conseguir atingir o objetivo de formar leitores autônomos e produtores de textos que saibam comunicar-se com sucesso, é necessário que lhes sejam dadas oportunidades de conhecer os produtos da comunicação escrita.
Tópicos de Conteúdos e Objetivos Didáticos Os tópicos de conteúdo são: Narração; Descrição, Récita e leitura em voz alta; Instruções; perguntas e respostas; Definição e exemplificação; Argumentação e debate.
O processo de desenvolvimento da linguagem oral deve levar em conta que o aluno vai ampliando seus recursos expressivos aos poucos e que o professor deve guia-lo, realizando intervenções sempre que necessário.
É lidando com escritas significativas, elaborando as informações do professor e de colegas, que o aluno pode superar duvidas e ampliar seu conhecimento.
É fundamental que desde o inicio, o professor