Linguagem de programação
A evolução da informática foi caracterizada pelo desenvolvimento de computadores com diversas características, cada vez mais conhecidos da maioria de usuários de computador: a CPU, a capacidade de memória, a capacidade do disco rígido, e outros menos conhecidos. A definição destes parâmetros e a forma como os diversos componentes de um computador são organizados, é conhecido por arquitetura de computador e vai determinar aspectos relacionados à qualidade, ao desempenho e à aplicação para a qual o computador vai ser orientado.
A Figura 1 apresenta um esquema de um computador, destacando os elementos que o compõem, basicamente os componentes que fazem parte da arquitetura do computador.
Figura 1. Elementos básicos do computador
* O processador ou CPU (Unidade Centra de Processamento): é responsável pelo tratamento das informações, em que ele busca a instrução na memória, decodifica, resolve os operandos, executa e armazena na memória. * A memória: Armazena as instruções e dados para serem executados pela CPU. * Periféricos: são os dispositivos de entrada e saída do minha arquitetura computacional. No qual os dispositivos de entrada fazem a interface do mundo externo com o sistema computacional, fornecendo dados para serem processados Os dispositivos de saída fazem a interface entre o sistema computacional e o meio externo, fornecendo informações aos usuários. * Barramento: Interliga todos estes componentes e é uma via de comunicação de alto desempenho por onde circulam os dados tratados pelo computador.
Processador / CPU
Um microprocessador, ou simplesmente processador, é um circuito integrado (ou chip), que é considerado o "cérebro" do computador . É ele que executa os programas, faz os cálculos e toma as decisões, de acordo com as instruções armazenadas na memória.
Memória
Todo computador é dotado de uma quantidade de memória (que pode variar de máquina para máquina) a qual se constitui de um conjunto de