Linguagem das emoções
É possível alcançar maior felicidade a medida em que as pessoas entendem melhor e aprimoram suas vidas emocionais. Até muito recentemente, tanto cientistas quanto leigos sabiam muito pouco a respeito das emoções. Dada a a grande influência que as emoções tem na vida das pessoas é importante que se entenda como elas ocorrem e também como se manifestam em nosso corpo.
Paul Ekman, em seu livro “A Liguagem das Emoções”, explica como é possível melhorar os relacionamentos através de uma maior compreensão a respeito das emoções, ele diz: “Para reduzir os episodios emocionais destrutivos e aprimorar os construtivos, precisamos saber a historia de cada emoção, o que e cada uma. Ao aprender os gatilhos especificos, aqueles que compartilhamos com os outros e aqueles que sao exclusivamente nossos, seremos capazes de diminuir seus impactos ou, no minimo, de entender o poder de alguns dos gatilhos que resistem a qualquer tentativa de diminuir seu controle sobre nossas vidas. Cada emocao tambem gera um padrao unico de sensacoes em nosso corpo. Ao nos familiarizarmos com elas, podemos ficar cientes, desde o inicio, de nossa resposta emocional, a fim de termos alguma chance de escolher se conservamos a emocao ou se interferimos nela.”
Paul Ekman (1934, Washington DC) é um psicólogo estadunidense que tem sido pioneiro no estudo das emoções e expressões faciais. Num estudo empírico usando 6 critérios, Ekman foi considerado um dos 100 mais notáveis psicólogos do século XX.
3. Fundamentação Teórica
O psicólogo expert em emoções, Paul Ekman, vem estudando as emoções e sua linguagem há mais de 40 anos,