lingua e linguagem
RESPOSTA:
Ao analisar as redações dos alunos, foi possível observar que é preciso um trabalho minucioso em termos de contextualização e criatividade , pois, na primeira redação, observa-se que os alunos possuem um universo restrito no que se refere a escrita, apresentando pobreza textual ao repetir o vocábulo “casa”.
Neste sentido, a proposta para o desenvolvimento da habilidade de produzir textos deve ser firmada a partir de um trabalho focado na leitura, pois, somente por meio da leitura de diversos gêneros textuais poderão se apropriar da escrita coesa e criativa.
Observando as concepções de linguagem considera-se como fundamento para uma intervenção significativa, a interação. Por meio da leitura e do processo de interação a criança inicia um processo de compreensão e utilização da língua conseguindo assim expressar seu pensamento.
A segunda redação analisada apresenta deficiências ortográficas significativas, no entanto apresenta conteúdo, o que mostra que o aluno possui compreensão global dos pensamentos conseguindo expressá-los. No entanto, é preciso que haja um trabalho voltado para ortografia de forma contextualizada por meio de jogos e brincadeiras alfabéticas inseridas no contexto textual, o que indica também a necessidade da leitura que é essencial para o desenvolvimento da ortografia.
2- Justifique a afirmação abaixo:
O ensino da língua e da literatura, integradas numa mesma prática, como descrito acima “trabalho com a linguagem”, se faz possível através do gosto de contar e ouvir histórias, da brincadeira com as letras e os sons e da invenção livre do texto.
GERALDI, J. W. (org). O texto na sala de aula. 4 ed.
São Paulo: Ática, 2006.
Mais uma vez a leitura se apresenta como referência para