Linear Technology
A Linear Technology adotava uma política de payout constante desde quando abriu seu capital em 1992, envolvendo:
• Pagamento de dividendos constante e a uma taxa crescente.
• Recompra de ações A administração da empresa acreditava que a oferta de dividendos é atrativa para investidores potenciais para compra de ações, daqueles que não só se concentram nas taxas de crescimento da empresa, mas que também têm interesse em retorno constante sobre o valor investido. A Linear também acreditava que o pagamento de dividendos representa um sinal positivo para o mercado, dando um significado de que a "Linear seria capaz de ser rentável e gerar fluxos de caixa positivos, mesmo em um ambiente de recessão, como o de 2002". Sua posição entre as maiores empresas do setor e o fluxo de caixa positivo desde o IPO representavam demonstrações consistentes desta imagem que a empresa tentava mostrar para o mercado.
Além disso, a administração da Linear vinha aumentando a recompra de ações nos últimos exercícios. Há duas razões principais para explicar esse aumento da quantidade de recompra de ações. Segundo Coghlan, a remuneração de funcionários da Linear baseava-se principalmente em stockoptions (opções de ações) e participação nos lucros, e esta era uma forma a contrabalançar o exercício de opções de ações. A segunda razão principal foi por causa da falta de oportunidades de investimento rentáveis. A taxa de juros do mercado tem sido muito baixa e a Linear vinha gerindo o saldo de caixa de uma forma bastante conservadora.
A questão é que a geração constante e caixa e a baixa intenção da empresa em realizar grandes investimentos teria motivado alguns investidores a requererem um retorno deste resultado na forma de pagamentos de dividendos especiais, porém, segundo Coghlan, esta não era uma posição generalizada entre os investidores.
2. Quais eram as necessidades de financiamento da Linear? Deveria a