Lindo
Equilíbrio é definido como a capacidade de manter o equilibrium do indivíduo em relação à força da gravidade, em uma postura estática, ou durante a execução de uma atividade dinâmica. FLINCHUM (1981) define equilíbrio como uma capacidade da criança de manter o controle do corpo utilizando ambos os lados, simultaneamente, apenas um lado ou ambos os lados alternadamente. Caso a criança tenha um bom equilíbrio, o seu corpo responde de forma integrada permitindo que desenvolva a habilidade de sentar, ampliando assim a sua capacidade de concentração. Segundo PEDALINI et al. (1999), o equilíbrio corporal é a capacidade do ser humano de manter-se ereto ou executar movimentos de aceleração e rotação do corpo sem oscilação ou queda. A manutenção da postura é garantida pela interação sensório-motora. Para SANZ et al. (2004), a informação relevante relacionada ao equilíbrio corporal depende dos sistemas visual, somatossensorial e vestibular.
Fatores de influência no equilíbrio
Centro da gravidade
Nos objetos assimétricos como o corpo humano que está constantemente mudando durante o movimento o centro da gravidade sempre desloca-se na direção do movimento ou do peso adicional. O centro de gravidade de uma criança em pé, na posição ereta, está aproximadamente no alto dos quadris, entre a parte da frente e a parte de trás do tronco. (GALLAHUE & OZMUN, 2005).
A Linha da Gravidade
É a linha imaginária que se estende verticalmente do centro de gravidade no centro da terra. A inter-relação do centro de gravidade e da linha da gravidade com a base de apoio determina o grau de estabilidade do corpo. (GALLAHUE & OZMUN, 2005).
A Base de Apoio
É a parte do corpo que entra em contato com a superfície de apoio. Se a linha da gravidade passar pela base de apoio, o corpo estará em equilíbrio. Se ela estiver fora dessa base, ele estará fora de equilíbrio. Quanto mais ampla a base de apoio, maior a estabilidade, como podemos observar quando alguém se