Linderança
INTRODUÇÃO
Hoje em dia a liderança é considerada muito importante para o sucesso de qualquer organização, quer seja uma empresa com fins lucrativos ou não, pois poucas coisas tem mais importância na vida de uma empresa do que o modo como as pessoas se sentem em relação a maneira como elas são geridas e lideradas (BOMMER et al., 2004).
A cobrança por grandes desempenhos, a disponibilidade para aceitar uma quantidade inimaginável de desafios e a capacidade de interagir com pessoas que até bem pouco tempo seriam impensáveis, obrigam o respeito às convenções sócio profissionais e atitudes que despertem simpatia e o desejo de colaboração de todos os que interagem no ambiente de trabalho.
Observa-se a tendência de relações interpessoais conflitantes em distintos ambientes organizacionais, que assinalam os impactos decorrentes do clima organizacional, uma vez que este tende a ser determinado pelas respectivas motivações dos indivíduos e de aspectos formais administrativos como: padrões de comunicação, estilo de liderança, padrões de desempenho, que direta ou indiretamente afetam tais relacionamentos e ao mesmo tempo são por eles influenciados. Por outro lado deve-se considerar também a influencia de variáveis ambientais (demanda externa, competitividade, grupos de pressão, entre outros) atuando indiretamente no clima organizacional, tornando-o mais ou menos susceptível a reciprocidade dos envolvidos (KANAANE, 1999).
A concepção de liderança no contexto organizacional evoluiu no tempo ao deixar de lado tanto a visão simplista de dimensões, quanto à forma de relacionamento do líder com os subordinados, havendo consenso que os estilos não são antagônicos, mas se completam em um processo social complexo que procura discutir a eficácia do líder.
CASO VERÍDICO
O Sr. Maia dono de um comércio na cidade do Rio de Janeiro definiu como melhor solução para a necessidade de oferecer alimentação para seus funcionários, a montagem de uma cozinha /