Exercicios
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
DISCIPLINA: Psicologia Organizacional
LIDERANÇA
Liderança é a capacidade de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentes e comportamentos em direção ao alcance de objetivos. Um bom líder precisa ter credibilidade e para passar esta mensagem a seus seguidores ele precisa ter honestidade, competência, olhar para diante e inspiração.
A credibilidade em uma organização é fundamental para o desempenho dos trabalhadores, onde o comportamento do administrador (líder) e sua equipe é fator determinante na construção desta.
Liderar também está conceituado como sendo a condução de um grupo de pessoas, em que estas são transformadas em equipes com o intuito de gerar resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados de forma ética e positiva, para que contribuam de forma voluntaria afim de alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
A liderança é importante para os gestores devido seu papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso. Esta arte de liderar exige paciência, disciplina, humildade, respeito, e compromisso, pois analisando a organização é um ser vivo, que tem seus colaboradores dos mais diferentes tipos.
Com estes conceitos podemos chegar a conclusão de que um líder se diferencia de um chefe, que geralmente é aquela pessoa encarregada de tarefa ou atividade em uma organização e que comanda um grupo de pessoas. Para os gestores atuais, são necessárias as competências de um chefe e principalmente as dos líder.
TEORIAS DA LIDERANÇA
Teoria do traço: parte do princípio de que os líderes possuem características de personalidades que auxiliam no seu papel. O líder nesta teoria do traço tinha um perfil traçado, pois achava-se que o verdadeiro líder já nascia com o perfil de líder, só que isso variava com a personalidade de cada um, pois isso facilitaria seu