linda
As primeiras décadas do Brasil lusitano
Periodização - Conceitos básicos
____ - 1500 : Pré - Cabralino
1500 - 1530 : Pré - Colonial
1530 - 1822 : Colonial
1822 - 1889 : Imperial
1889 - ____ : Republicano
Período Pré – Colonial
Sem apresentar produtos que pudessem gerar mais rentabilidade que as especiarias orientais, o Brasil foi “esquecido” pelos comerciantes portugueses.
As viagens para o Brasil nesse período foram realizadas com o objetivo de encontrar indícios de riquezas aparentemente escondidas.
Expedições de reconhecimento
Além das riquezas procuradas, os patrícios navegadores também montaram as primeiras “Cartas” da colônia.
Em meio ao trabalho de cartógrafos e exploradores, as embarcações portuguesas lutaram para expulsar os invasores que não respeitavam o Tratado de Tordesilhas.
Pau-brasil (1500-1550)
A atividade econômica que prosperou no período pré-colonial foi a extração vegetal.
O pau-brasil e outras “madeiras-de-lei” foram levadas para a metrópole com baixa rentabilidade em comparação com as especiarias das Índias. Mesmo assim, a burguesia que não tinha acesso aos monopólios comerciais do Oriente realizou essa atividade sem reclamar.
Pau-brasil: o que lembrar?
Atividade econômica que não fixou colonos; realizada por “brasileiros” que instalavam feitorias; Nordeste foi a área mais visada no séc. XVI; mão-de-obra nativa (escravidão ou escambo); Mata Atlântica devastada; problemas sócio-econômicos para os nativos das áreas exploradas.
Colonizar para não perder
A fase de colonização do Brasil foi iniciada por inúmeros fatores, entre os quais podemos destacar a queda da lucratividade do comércio oriental a partir de 1515, quando franceses, holandeses e, posteriormente, ingleses disputaram as rotas das especiarias. A concorrência diminuiu os lucros de Portugal.
A manutenção das rotas orientais teria alto custo para os portugueses. Por isso, alguns pontos foram militarizados e a maior parte da