Linconl
Lições de empreendedorismo do filme Lincoln
O filme baseia-se no livro Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln de Doris Kearns Goodwin e abrange os quatro últimos meses de vida do presidente.
Por um lado, a compra de votos, a quebra de confiança com integrantes da equipe e o não respeito às regras. Por outro, a visão, a liderança inspiradora, a diplomacia, o controle emocional, o foco na solução e a capacidade de mudar de ideia. Ele era um líder humano, com erros e acertos, dúvidas e certezas. Qualquer semelhança com o mundo corporativo não é mera coincidência.
Confira agora alguns erros e acertos de Abraham Lincoln que puderam ser notados no filme e que você pode levar para sua vida corporativa.
1. Nunca minta para sua equipe: um dos erros quase mortais de Lincoln no filme é que ele omite do secretário de Estado um acordo que havia feito com o líder dos republicanos para aprovar a abolição da escravatura. Ele colocou em risco a confiança do principal funcionário. Deveria ter compartilhado e explicado o porquê da decisão.
2. Respeite as regras: Lincoln resiste a dar dinheiro aos congressistas, mas aceita dar empregos para que eles votem a favor da emenda abolicionista. Um presidente pode até sobreviver a um escândalo como esses. Mas uma atitude destas pode significar a morte de uma empresa.
3. Cuidado para não virar um ditador: ele chega a ser apontado como um ditador por insistir na luta pela abolição, enquanto adia o fim da guerra. Todo indivíduo que se sobressai na sociedade tem de fazer uma escolha. E daí tem que dizer a que veio. Não pode ficar em cima do muro.
4. Tenha visão e comprometa-se: em uma coisa os especialistas são unânimes. Lincoln é considerado um líder visionário e comprometido. Tinha a capacidade de criar uma visão inspiradora e de explicar suas decisões com base racional.
5. Delegue: ele deixa espaço para sua equipe ir a campo. Mostra confiança, oferece segurança, monitora e intercede se necessário. O