LINA BOBA IMPRIMIR

442 palavras 2 páginas
Lina Bo Bardi: abstração e mimese

Resumo

O artigo procura elucidar e desenvolver os conceitos, processos, técnicas, bem como a estilística, presente na arquitetura de Lina Bo Bardi.
Ao discorrer sobre o processo criativo da mesma, busca-se analisar e refletir de uma forma mais profunda e crítica sobre o processo de formação e concepção do projeto e sua relação com o resultado final do mesmo.
Citando vários trabalhos da mesma (onde cabe ressaltar o projeto da “Casa de Vidro”) se constata que a obra de Lina Bo Bardi é fundamentalmente fruto da dialética e da tensão entre a abstração e a mimese.
O texto também trabalha a ideia de que a arquitetura de Bo Bardi é profundamente influenciada pelo mundo industrial brasileiro do contexto da década de 50 e também pelo abstracionismo, que marca profundamente sua obra, bem como a relação do ambiente natural com o mundo humano.
Também é desenvolvida a ideia da grande influência que o ambiente social e natural do Brasil exerce em seu trabalho (pois a mesma possuía origem italiana). Esse intercâmbio cultural resulta em uma grande e original produção arquitetônica.
Cabe ressaltar também a marcante característica da mesma em transcender a mentalidade maniqueísta e polarizada da arte em seus trabalhos, integrando diversas concepções e formas de projetar e pensar os ambientes e a vida humana em geral.
Conclui-se e infere-se deste artigo que Lina Bo Bardi pensa e concebe o processo de projeto de uma forma única e inovadora. Agregando e se utilizando de processos e ideias extremamente complexas e abordagens que consideram tanto a realidade material (como a geografia e o uso do espaço) quanto à realidade humana (como a cultura e a realidade socioeconômica de uma dada região ou cidade) na concepção de seus projetos arquitetônicos.

Bo Bardi também permite que elementos subjetivos e sutis perpassem, completem e complementem suas abordagens e ideias fazendo com que a concepção inicial do projeto dialogue com a realidade do espaço

Relacionados

  • vale tudo
    117176 palavras | 469 páginas
  • Esculpindo o Tempo
    89975 palavras | 360 páginas
  • nintendo
    84012 palavras | 337 páginas
  • Eu e a minha prima
    84912 palavras | 340 páginas