lina bo bardi
Em 1951 Lina projeta e constrói sua residência, conhecida como a "Casa de Vidro", no novo bairro paulistano do Morumbi, erguida em um terreno de 7000 metros quadrados e um dos primeiros exemplos do uso de concreto armado na arquitetura doméstica.
Atuou também como designer de móveis, usando madeiras nativas brasileiras que admirava por sua beleza e força. Ela acreditava que todo objeto projetado deveria assumir uma forma que revelasse sua “lógica natural”.
Ainda no mesmo ano, Lina começa a criar mobiliários para sua casa. Assim surgindo seu projeto mais famoso na área de mobiliários, a Poltrona Bardi’s Bowl.
Na época de produção da poltrona, Lina estudou variações de tecido e materiais, mas a primeira Bardi’s Bowl feita em madeira e couro com pés em ferro pintado, esta tinha volume circular em forma de tigela, suspenso do chão por finas hastes metálicas.
Medidas: Altura - 74 cm / Largura 86,4 cm / Profundidade 43,2 cm.
A peça não foi produzida em escala industrial.
De Lina Bo Bardi a Arper
A Arper juntamente com o Instituto criaram uma parceria, primeiramente era apenas um patrocínio há um projeto do Instituto.
Mas a Arper não queria ficar apenas nisto, queria mais e conseguiu. A Bardi’s Bowl será relançada pela Arper juntamente com o Instituto, será produzida em uma série limitada e numerada de 500 peças, que não fará parte do catálogo da Arper.
As primeiras 100 cadeiras serão doadas ao Instituto, assim como as parcelas dos rendimentos da venda da poltrona também serão doadas ao Instituto para apoiar as suas atividades.
Fontes: www.bardisbowlchair.arper.com/pt www.uol.com.br/lina www.institutobardi.com.br pt.wikipedia.org/wiki/Lina_Bo_Bardi
“Não é um museu de arte antiga nem um museu de arte contemporânea. É um museu de arte.”
Lina Bo Bardi