Resumo Prevenção na escola
Prevenção na Escola: enfoque cognitivo – social
A evasão e baixo rendimento escolar têm contribuído par a atuação imediata “solucionadora de problemas” por parte dos psicólogos escolares brasileiros. O que originou um enfoque remediativo e habitual de intervenção que, articulado frequentemente com a área da psicometria, reflete uma modalidade de trabalho diagnóstica,focada quase que exclusivamente no atendimento dos alunos considerados problemáticos por dificuldades de ajustamento comportamental/disciplinar em sala de aula.
O papel destes profissionais restrito ao de um “solucionador de problemas” tem dificultado o avanço dos profissionais da área. Isto porque a ótica do trabalho preventivo de saúde psicológica nos meios educacionais envolve a perspectiva geral de desenvolver as potencialidades humanas e estimular competências especificas tendendo
Estimular a vida em sociedade e o exercício da cidadania. A autora destaca a importância da prevenção em saúde mental, prevenção primária e prevenção secundária. O conceito de prevenção primaria em saúde mental envolve ações que procuram evitar problemas direcionados à construção da suade psicológica, direto ou indireto de competências especificas que ofereçam o bem-estar e a qualidade de vida. A prevenção secundaria volta-se para populações ou subgrupos que já exibem sinais precoces de problemas psicológicos e focalizam grupos de risco u de intervenções preventivas. O primeiro conjunto de estratégias tem predominante enfoque ecológico. O segundo conjunto de ações , esta mais centrado nos próprios indivíduos. Ambos vêm se utilizando da base epistemológica, e de fundamentos teóricos complementares no desenvolvimento de ações preventivas psicossociais, tais como prevenção da violência na escola, no comportamento agressivo e anti-ssocial e da delinquência.
O desenvolvimento sociocogtivo envolve conteúdos intra e interpessoais,