Limpeza em dutos
1. Limpeza mecânica - Limpeza manual a ser executada em tubos de diâmetro interno com dimensões suficientemente grandes para permitir o acesso e a, execução de serviços por pessoas. Este método consiste basicamente de limpeza manual através do uso de escovas de fio duro e remoção de resíduos com trapos.
2. Limpeza com pig - Método que consiste na circulação forçada de pigs (dispositivos cilíndricos, de espuma ou material similar, usados para remover da tubulação resíduos de água, ferrugem e outras impurezas) pela malha de tubulação através de pressão de sucção, com o objetivo de remover resíduos, depósitos e materiais estranhos da linha.
3. Fluxo com esferas de borracha - Método de limpeza que consiste no deslocamento forçado de esferas de borracha, através de trechos selecionados de tubulações, movidas por pressão, com o objetivo de remover depósitos e materiais estranhos deixados dentro das linhas durante a execução de trabalhos de montagem.
4. Sopragem de ar - Método de limpeza que consiste na sopragem do sistema de tubulação com pressão suficiente para remover resíduos e água. É recomendado para linhas de ar de instrumento e como um complemento para serviços de limpeza com pig.
5. Limpeza com água - Método que consiste na circulação forçada de água fria através de malha de tubulação previamente selecionada, com uma velocidade mínima de aproximadamente 3 m/s. Este método é utilizado em sistemas cujo fluido seja compatível com o uso de água e onde a limpeza com pig não possa ser utilizada.
6. Flushing - Método de limpeza por circulação do próprio fluido do sistema, em circuito fechado, utilizando filtros e circuitos temporários. É recomendado para sistemas que não possam ser contaminados com outros fluidos, tais como sistemas de lubrificação ou sistemas de acionamento hidráulico.
7. Limpeza química - Método de limpeza especial, aplicável a sistemas que necessitem ficar livres de resíduos de ferrugem, óleo e graxa. Pode