Limites aos criterios de noticiabilidade
Quarta-feira 15 de maio de 2013.
Analise do jornal com base nos limites aos criterios de noticiabilidade
As noticias que estão em destaques são:
“ Câmara aprova texto-base da MP dos Portos após acordos”. Com a intervenção do governo, a atuação de ministros em suas bancadas e a o promessa de liberação de recursos para parlamentares, o Planalto conseguiu que a Câmera de Deputado aprovasse ontem, em votação simbólica , o texto principal da Medida Provisória dos Portos. Sessões tiveram bate-boca e protesto, para não perder validade, proposta tem de passar pelo Senado até amanhã.
A noticia é de interesse social, informando os últimos acontecimentos da MP que tem extrema importância econômica para o país.
“Cartório terá de fazer casamento entre gays”.
Informando que não será mais necessário comprovar união estável. Com direito a sobrenome e partilha de bens. Um assunto que tem impacto de forma direta na sociedade. Devido a polemica e repercussão do Casamento Homossexual no país.
A noticia expõe opiniões diversas, positivas e negativas. Fazendo com que o leitor tenha uma visão ampla da reação que a decisão tomada pelo Conselho Nacional de Justiça ( CNJ) teve na sociedade.
A demora na tomada de posição pelo Poder Legislativo quanto a essa matéria, que é de sua competência, acarretou esse posicionamento do Poder Judiciário. Em outros países, como França, Portugal, Uruguai e Argentina, foi o Poder Legislativo que realizou a modificação judiciária que o Poder Judiciário esta realizando no Brasil, diz Dra em direito pela USP, Professora na função Fundação Getúlio Vargas, Regina Beatriz Tavares.
Devido a mudança, tomada pela CJN o jornal aproveitou a deixa para falar que o Brasil é o 15 pais a adotar essa medida e que a Holanda foi a primeira. E uma pequena matéria, sobreque Daniela Mercury anuncia seu casamento com a Jornalista Malu Verçosa, em rede social.
“Angelina Jolie retira seios e provoca debate”