LIMITE DE LIQUIDEZ
Ilvanete Pereira dos Santos
DETERMINAÇÃO DOS LIMITES DE LIQUIDEZ E PLASTICIDADE
Palmas – TO
2014
Mecânica dos solos
DETERMINAÇÃO DOS LIMITES DE LIQUIDEZ E PLASTICIDADE
Relatório ao curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA, para fins de avaliação parcial na disciplina de Mecânica dos Solos, sob a orientação da professoraJackeline Henrique.
Matheeus Azevedo Evangelista
Ilvanete Pereira dos Santos
Palmas – TO
1. INTRODUÇÃO
Este ensaio tem por objetivo avaliar o limite de liquidez e limite de plasticidade dos solos.
Ensaio realizado no dia 10 de setembro de 2014 no laboratório de Solos e Rochas do CEULP/Ulbra.
Estes ensaios prescrevem as normas NBR 6459 correspondente ao Limite de Liquidez e a NBR 7180 correspondente ao Limite de Plasticidade.
Para preparo das amostras segue-se a norma da NBR 6457, onde descreve sobre apreparação de amostras para ensaios Limites de Plasticidade e Liquidez. Para início, coleta-se uma certa quantidade de amostra de solo, logo após, desmancha-se os torrões para haver uma homogeneização.
Após a coleta e homogeneização da amostra, faz-se o peneiramento na malha 0,42 mm de uma fração da amostra. A partir desse peneiramento retira-se 200 g do solo que passou na malha para ser utilizada nos demais ensaios.
2. LIMITES DE LIQUIDEZ NBR-6459
É a quantidade de umidade do solo, onde o mesmo muda do estado líquido para o estado plástico, ou seja, perde a sua capacidade de fluir.
3. LIMITES DE PLASTICIDADE NBR-7180
É o teor de umidade no qual o solo começa a se fraturar, quando se tenta moldar com ele um cilindro de 3mm de diâmetro e aproximadamente da largura da mão (10 cm) - MB-31.
4. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
Os equipamentos utilizados neste ensaio de Determinação de Limite de liquidez e Limite de Plasticidade foram os seguintes:
Balanças de precisão para décimos de gramas;
Bandejas metálicas;
Estufa ;