limite de liquidez
No dia 12 de novembro de 2013 foi realizado um experimento sobre limite de liquidez, na disciplina que tem como objetivo estudar os tipos de solos, situada na escola técnica Guaracy Silveira.
O limite de liquidez (LL) é basicamente o teor de umidade determinado pelo aparelho de Casagrande. Ele é constituído por uma concha metálica unida a uma manivela que a move, fazendo-a cair sobre uma base sólida um certo número de vezes
Desenvolvimento Definições:
Limite de liquidez
Teor de umidade do solo com o qual se unem, em um centímetro de comprimento, as bordas inferiores de uma canelura feita em uma massa de solo colocada na concha de um aparelho normalizado (Casagrande), sob a ação de mais ou menos 25 golpes da concha sobre a base desse aparelho. O limite de liquidez marca a transição do estado plástico ao estado liquido. É representado por LL, expresso em percentagem.
Curva de Fluidez
É a curva resultante da representação gráfica da relação dos teores de umidade, marcados em abscissas, com os números de golpes correspondentes, marcados em ordenadas. Emprega-se em abscissas uma escala aritmética e em ordenadas umas escala logarítmica. Utilizando-se esta representação, obtém-se uma reta.
Aparelhagem:
a) Aparelho denominado de Casagrande;
b) Cinzel;
c)Peneira 0.42mm
d) Balança
e) Recipiente para guardar amostras.
f) Água
g) Espátula com lâmina flexível
h)Estufa
i)amostra do solo
Procedimento Experimental:
Depois do ensaio de preparação de amostras para ensaios de caracterização , tomam-se cerca de 70 g do solo utilizado.
Colocamos a amostra na capsula de porcelana e acrescentamos água destilada (menos que 5 ml), em seguida misturamos a amostra com uma espátula para podermos homogeneizar a mistura.
Com o auxílio da mesma espátula tomamos uma porção suficiente da mistura preparada, colocando-a na concha do aparelho Casagrande, espalhando a massa plástica, de tal modo que a mesma ocupe