Limite de liquidez
A consistência do solo está entre as características mais importantes nos estudos da engenharia. Ela determina o comportamento do solo antes determinadas tensões e deformações. Segundo SOUZA & RAFFUL, 2000, grau de consistência do solo,, exerce considerável influência sobre o regime de água no mesmo, afetando a condutividade hidráulica e permitindo fazer-se inferências sobre a curva de umidade. O fator de consistência também é determinante na existência do solo à penetração e na compactação e seu conhecimento possibilita a determinação do momento adequado do uso de técnicas que favoreçam um bom manejo do solo, propiciando melhor conservação do mesmo, além de diminuir a demanda energética nas operações mecanizadas.
Desde os primórdios o solo tem sua importância para a humanidade, pois é por meio do seu uso que residências e grandes palacetes foram erguidos. Desta forma, caracterizando cada povo por sua estrutura arquitetônica, materiais utilizados e forma de construção. Como é sabido, o peso de uma edificação é suportado e distribuído, através das fundações, pelo solo, o qual, dependendo de sua constituição, apresenta maior ou menor resistência. Assim também a construção, em função de seu maior ou menor peso, exigirá uma camada de solo com resistência compatível.
Dessa forma, o conhecimento obtido através de sondagens, do perfil geológico do terreno onde se pretende construir, é de fundamental importância para a escolha e dimensionamento da fundação. Os dados relativos a tal perfil, bem como às características da edificação, permitirão ao especialista em mecânica dos solos, projetar a fundação - superficial ou profunda - dependendo da camada do terreno apta a suportar a carga. O correto conhecimento do solo é ainda de grande importância para que seja avaliada a oportunidade de execução de muros de arrimo e também, efetuados os escoramentos adequados, quanto à necessidade de escavações, evitando-se assim, os perigosos deslizamentos de terra.