Lima Barreto
Triste fim de Policarpo Quaresma (1915) Numa e ninfa (1915)
Os bruzundangas (1923)
Clara dos Anjos (1948) Diário Íntimo (1953)
Resumo Triste fim de Policarpo Quaresma
Policarpo Quaresma, conhecido por outros como major Quaresma, vive em uma casa isolado com sua irmã Adelaide e tinha os mesmos hábitos a 30 anos.
Quaresma possui um fanatismo patriótico que se reflete nos autores nacionais, onde possui uma grande biblioteca. Para ele, tudo o que é nacional é superior. Por esse grande patriotismo decide começar a ter aulas de violão, instrumento marginalizado na época, então decide ter aulas com o Prof. Ricardo Coração dos Outros. Em uma festa para seu amigo general Albernaz, busca modinhas de folclores e assim descobre que uma das canções tradicionais vinha do estrangeiro. E assim decide estudar algo nacional: os costumes tupinambás,
Após alguns duas o compadre Vicente Ceoni e a afilhada Olga decidem visitar o major e são recebidos por choros e descabelamentos, no caso era o comprimentos tupinambá.
Ainda com seu patriotismo exercido decide mandar uma carta ao congresso Nacional, para que substituíssem o português pelo tupi-guarani. Uma carta por engano foi enviado ao ministério de guerra e assim é aposentado por invalidez depois de passar alguns meses no hospício.
Após recuperar-se, Quaresma compra um sitio no interior do Rio de Janeiro, que esta decidido trabalhar na terra, com sua irmã Adelaide e Anastácio. E assim decide tirar o sustento da terra. Adquire livros e instrumentos de agricultura. Após alguns dias recebe a visita de Ricardo Coração dos Outros e afilhada Olga, que não vê tanto progresso no campo assim major nota tanto desanimo naquela gente simples.
E assim decide alistar-se na frente de combate em defesa do marechal Floriano, acaba tornando-se comandante de um destacamento, onde estuda artilharia,balística e mecânica.
Policarpo fica sabendo que o marechal havia lido seu