Transistor
Os transistores também são usados como chave em um circuito eletrônico, atuando com corte e saturação Observe a figura abaixo e vamos analisar: A figura abaixo é um exemplo de como o transistor pode ser usado como chave. Quando houver uma corrente X na base o transistor ele entrará em saturação, conduzindo e acendendo a lâmpada. Quando tiramos esta corrente de base, o transistor entra em corte, e deixa de liberar corrente para a lâmpada. A configuração do transistor para atuar como uma chave é muito utilizada e pode ser usada para acionar relés e outros circuitos.
O transistor funcionando como chave é o modo mais simples de utilização deste dispositivo semicondutor,comparado com todas as outras aplicações,Neste modo ele opera nas regiões de Corte e Saturação.Quando cortado,o transistor funciona como um contato aberto entre os terminais de coletor e emissor,quando saturado funciona como um contato fechado.Para garantir que o transistor funcione corretamente como chave para qualquer BDC (hFe),deve-se usar uma saturação forte,isto é,o circuito deve estar projetado para que a corrente de base seja de pelo menos 10% da corrente do coletor.
O transistor como fonte de corrente é outra forma básica de uso deste componente. Neste modo de operação, a resistência de base é omitida e ao terminal de base é conectada diretamente uma fonte de tensão. Para ajustar a corrente de coletor é colocada uma resistência no emissor. Esta resistência amarra o emissor à base com a queda de tensão VBE fixa, fixando o valor da corrente através da carga colocada entre o terminal de coletor e a fonte de