lima barreto
1) “acudir”, 2) subscrever, 3) “sopesar” e 4) “línguas arrevesadas”, utilizadas no parágrafo abaixo.
“Ninguém sabia donde viera aquele homem. O agente do Correio pudera apenas informar que ACUDIA(1) ao nome de Raimundo Flamel, pois assim era SUBSCRITA(2) a correspondência que recebia. E era grande. Quase diariamente, o carteiro lá ia a um dos extremos da cidade, onde morava o desconhecido, SOPESANDO(3) um maço alentado de cartas vindas do mundo inteiro, grossas revistas em LÍNGUAS ARREVESADAS(4), livros, pacotes…” (BARRETO, 2012, p. 11)
Peso: 1.0
A) 1) falsificar; 2) assinar; 3) carregar; 4) línguas eruditas.
B) 1) chamar-se; 2) ornar; 3) arremessar; 4) línguas estrangeiras.
C) 1) ajudar; 2) selar; 3) levantar; 4) línguas mortas.
D) 1) responder; 2) assinar; 3) segurar; 4) línguas obscuras.
E) 1) soletrar; 2) escrever; 3) carregar; 4) línguas mortas.
3
Responda às questões 3 e 4 com base no conto o Homem que sabia javanês, de Lima Barreto ( anexo na biblioteca virtual ).
3) No excerto abaixo, existe uma severa crítica às elites brasileiras. Qual das alternativas explica corretamente essa denúncia?
Fui perdendo os remorsos; mas, em todo o caso, sempre tive medo que me aparecesse pela frente alguém que soubesse o tal patuá malaio. E esse meu temor foi grande, quando o doce barão me mandou com uma carta ao visconde de Caruru, para que me fizesse entrar na diplomacia. Fiz‑lhe todas as objeções: a minha fealdade, a falta de elegância, o meu aspecto tagalo. – “Qual! Retrucava ele. Vá, menino; você sabe javanês!” Fui. Mandou‑me o visconde para a Secretaria dos