Ligações químicas
Primeiro vamos ver por que os átomos se ligam.
Os átomos se ligam para adquirir estabilidade. A grande maioria dos átomos adquire estabilidade quando apresentaoito elétrons na camada mais externa. Essa teoria foi proposta por G.N.Lewis em 1916.A teoria do octeto foi baseada no estudo dos gases nobres. “Os átomos tendem a ceder ,receber ou compartilhar elétrons , até que tenham 8 elétrons na camada de valência( ou 2 no caso da camada K).” “Existem muitas exceções a regra do octeto.”
Ligação iônica A ligação iônica resulta da transferência deelétrons da camada de valência de um átomo para a camada de valência de outro átomoOs compostos iônicos geralmente são formados pela combinação de metais (perdem elétrons) com ametais ou semimetais (ganham elétrons).O processo de formação de um composto iônico é exotérmico. Tudo começa quando os íons unem-se devido às forças de atração eletrostática. Se observarmos por um microscópico, perceberemos a formação de retículos cristalinos, que são aglomerados de íons de forma geométrica bemdefinida. Os sais e outros grupos de minerais possuem íons que formam compostos iônicos e, consequentemente, substâncias iônicas.
Um exemplo de substância iônica é o cloreto de sódio (o sal de cozinha) , formada de inúmeros aglomerados iônicos. O arranjo entre os cátions sódio (Na+) e os ânions cloreto (Cl -), que se atraem fortemente por terem cargas contrárias, forma a substância cloreto de sódio.
Ex:
Toda ligação iônica forma um sistema eletricamente neutro. O número total de elétrons cedidos é igual ao número total de elétrons recebidos.Os compostos iônicos, em geral, apresentam altos pontos de fusão e ebulição, são sólidos, duros e quebradiços e solubilizam-se facilmente em solventes polares.
Ligação Covalente
A ligação covalente se forma quando os átomos que estão se ligando tendem a receber elétrons. E é um compartilhamento de elétrons.
Ex:
Se dividem em dois