Ligações Químicas
EDLA CAROLINE DE SIQUEIRA CABRAL
YASMIM ARAUJO DOS SANTOS
LIGAÇÕES QUÍMICAS E INTERAÇÕES
INTERMOLECULARES
ARACAJU
2012
EDLA CAROLINE DE SIQUEIRA CABRAL
YASMIM ARAUJO DOS SANTOS
LIGAÇÕES QUÍMICAS E INTERAÇÕES
INTERMOLECULARES
Relatório apresentado ao curso de Licenciatura em Química, sob a orientação do Professor
MSc. Ângelo Francklin Pitanga, como um dos pré-requisitos para 2ª Avaliação da disciplina
Química Geral e Experimental.
ARACAJU
2012
1. INTRODUÇÃO
A natureza apresenta diversas substâncias, isso graças às características dos elementos químicos de serem reativos. São como os números, que apesar de serem somente 10 símbolos, podem representar grandezas infinitas, com a união de uns com os outros. Na química a união desses elementos é denominada Ligações Químicas. Essas ligações que determinam que tipo de características terá a molécula.
2. LIGAÇÕES QUÍMICAS
2.1. LIGAÇÕES QUÍMICAS
Na natureza podemos encontrar varias substâncias, e essa variedade se deve a capacidade dos átomos de unirem uns aos outros. Essa força de interação entre os átomos é denominada ligação química. (RUSSEL, 1994)
A partir de observações dos elementos da família dos gases nobres, que são pouco reativos, Lewis e Kossel associaram isso ao fato dos elementos dessa família apresentarem oito elétrons na ultima camada, com exceção do Hélio (He). Partindo dessa observação, propuseram uma teoria para explicar a interação entre os elementos, a Teoria do octeto. A teoria explica que muitos átomos adquirem estabilidade quando apresentam oito elétrons na camada de valência. (BROWN, LEMAY e BURSTEN, 2005).
2.2. TIPOS DE LIGAÇÃO
Ligações metálicas, como o próprio nome revela, são ligações que ocorre com metais.
Em geral a estrutura dos metais são de reticulo cristalino, e se encontra em forma de cátions, e os elétrons na camada de valência ficam deslocados. Assim, as atrações eletrostáticas dos cátions e os elétrons