Ligações quimicas
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA – QUÍMICA GERAL
PROFESSOR:
LIGAÇÕES QUÍMICAS
Aluno:
Teresina, fevereiro de 2013.
Introdução
São conhecidos na natureza pouco mais de 100 elementos. Porem, já foi caracterizado cerca de 10 milhões de compostos químicos. Estes compostos são formados por combinações específicas de átomos de elementos diferentes, ou seja, átomos se unem para formar compostos com propriedades específicas ou moléculas. Esta união dos átomos acontece devido ao que é chamado de ligação química, isto é, se quando ocorrer à aproximação entre dois átomos for verificado o surgimento de uma forca de atração suficientemente forte para matiná-los unidos, estes ficarão ligados quimicamente. Algumas perguntas podem ser feitas como:
* Por que os átomos se combinam para formar moléculas e como? * Como os átomos se mantêm unidos numa ligação química? * Por que a molécula de água tem uma ligação química num angulo de 104,5o? * Por que as moléculas do DNA, portador do código genético se ligam em curiosas formas como hélice? * Por que os materiais de construção apresentam resistência ao corte ou esforço menores do que o valor teórico esperado?
Como já se pode perceber, a compreensão das ligações químicas não e importante apenas para conhecer os fundamentos o comportamento da matéria, mas e a base para solucionar grandes problemas práticos. Em um átomo isolado, os elétrons se encontram sob a influencia de apenas um núcleo e dos outros elétrons do próprio átomo, porem, quando outro átomo se aproxima, estes elétrons passam a sofrer a influencia de outro núcleo e de outros elétrons. A interação pode produzir atração entre os átomos e com isso, um novo arranjo eletrônico energeticamente mais favorável e