Ligaçoes quimicas
Os elementos químicos estão presentes nos seres vivos de diversas formas, então, o mesmo átomo de ferro que constrói um navio de aço pode um dia estar na molécula de hemoglobina presente em nosso sangue e responsável pelo transporte de oxigênio às células. Já o cobre é um micromineral muito importante armazenado no fígado, que converte o ferro em hemoglobina e é essencial ao aproveitamento da vitamina C pelo organismo. Está presente no cérebro e nos tecidos conectivos.
Nós absorvemos estes metais através de nossa alimentação: os sais minerais são elementos que desempenham diversas funções essenciais no organismo, tanto como íons dissolvidos em líquidos orgânicos como constituintes de compostos essenciais. Juntamente com a água formam a parte inorgânica constituinte de nosso organismo. Podem participar de estruturas esqueléticas do corpo dos seres vivos, como é o caso do fosfato de cálcio, abundante nos ossos e nos dentes.
Os elementos formam diferentes compostos químicos através das ligações químicas. Podemos encontrá-los em todos os lugares, inclusive dentro de nós, de diferentes formas! O mesmo átomo de oxigênio que existe na atmosfera na molécula do gás oxigênio (O2) servirá para dar energia ao nosso corpo através da respiração celular. O mesmo átomo de fósforo presente ao acendermos o fogão poderá algum dia fazer parte das proteínas de nossa alimentação, vindo a formar a molécula de ATP (Adenosina trifosfato) responsável por armazenar a energia no metabolismo celular. (Metabolismo é o conjunto das reações químicas que ocorrem num organismo vivo).
O gás nitrogênio que forma a maior parte de nossa atmosfera é fixado nas raízes de algumas plantas e passa a