LIGAS METÁLICAS – NIÓBIO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
TRABALHO DE METALOGRAFIA
LIGAS METÁLICAS – NIÓBIO
Augusto Quintino
Emerson Santos
Lucas Lima
Túlio Duarte
2° MEC A
ARAXÁ
2014
Introdução
As ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm o metal e um ou mais elementos. As ligas metálicas podem ser constituídas de alumínio, tungstênio, chumbo, estanho, cobre, nióbio entre outros. Neste trabalho será falado um pouco mais sobre o nióbio, sua história, seu processo de fabricação, suas propriedades, sue reciclagem vida útil e algumas curiosidades.
Nióbio – História
Nióbio, o elemento 4, foi descoberto por Charles Hatchett na Inglaterra em 1801, quando ele estava examinando uma amostra de rocha (columbita) enviada dos Estados Unidos para o Museu Britânico. Ele deu o nome de "columbium" .
Heinrich Rose, em 1884, achou que tinha descoberto um novo elemento enquanto estava estudando amostras de tantalita. Esse elemento foi chamado de "niobium", inspirando-se em Níobe, filha do Rei Tântalo, da Mitologia Grega.
Em 1950 a União Internacional de Química Pura e Aplicada – (IUPAC) adotou o nome nióbio para o elemento 41.
Em Araxá foi descoberto o deposito pirocloro em 1953 por Geólogo Djalma Guimarães.
Antes da descoberta de depósitos de pirocloro em Araxá e em Oka (Canadá) o uso do nióbio era limitado o que fez o preço aumentar. Com a produção primária de nióbio, o metal tornou-se abundante e ganhou importância na engenharia.Em 1958, entrou no mercado aços contendo cerca de 400 gramas de nióbio por tonelada, dotados de resistência mecânica e tenacidade simultaneamente.
Os estudos dos cientistas foram essenciais para o elemento 41. Esses estudos ampliaram o raio de aplicação do nióbio em aços, superligas, materiais intermetálicos e ligas de Nb e tudo