Monografia Nióbio
O elemento nunca foi encontrado livre na natureza. É encontrado em minerais tais como niobita (columbita) (Fe, Mn)(Nb, Ta)2O6,niobita-tantalita [(Fe, Mn)(Ta, Nb)2O6], pirocloro (NaCaNb2O6F ), e euxenita [(Y, Ca, Ce, U, Th) (Nb, Ta, Ti)2O6]. Minerais que contêm nióbio geralmente contêm também o tântalo.
Grandes depósitos de nióbio foram encontrados associados a rochas de carbono – silicatos, e como constituinte do pirocloro.
A extração do nióbio se inicia ao fatiar a terra e raspá-la (ou implodi-la), a ponto de se formar camadas sobrepostas, no formato de imensos degraus. A terra raspada na mina (meio avermelhada e visualmente comum) é transportada através de uma esteira até a usina de beneficiamento.
A exploração de pirocloro pela CBMM é projetada para beneficiar 3.500 t de minério, com teor de 3% de óxido de nióbio, e possui uma capacidade de produção de 50.400 t de concentrado de óxido de nióbio. As fases de usina de concentração são definidas inicialmente pela britagem dos blocos ou torrões. O circuito da britagem em um silo de concreto que recebe material através de correia transportadora ou de caminhões; a britagem dispõe de um alimentador de placas, de uma peneira vibratória e de um britador de impacto.
O minério britado e o passante se juntam em uma mesma correia, vão para os silos de concentração. Esse material é então retirado dos silos por alimentadores de placas e descarregado em uma correia transportadora que alimenta um moinho de bolas. Os cristais de pirocloro são bastante pequenos e exigem uma moagem muito fina para garantir sua liberação. O minério de Araxá contém de 10 a 25% de magnetita, removida por separadores magnéticos de baixa intensidade. A porção não magnética vai para o deslame e a fração magnética, com em média 67% de Fe, é bombeada para uma represa especial onde é estocada para eventual comercialização. A flotação do pirocloro é altamente sensível a presença de lama, dessa forma o deslame é feito em três estágios