Ligas ferrosas
5ª AT da UC INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E NOVOS MATERIAIS - 2013/2014
METAIS E LIGAS METÁLICAS
Nos metais os átomos estão ligados entre si por uma ligação química forte (ligação metálica) caraterizada por todos os átomos partilharem entre si os seus eletrões mais extremos, formando uma banda de eletrões que se podem mover livremente (banda de valência) a que se deve a caraterística dos metais serem bons condutores de electricidade. A ligação metálica mantém os átomos de metal dispostos de uma forma espacialmente organizada (estrutura cristalina). Os metais são identificáveis pelo brilho, sensação de frio ao toque, ductilidade…).
Aço Macio, Aços Inoxidáveis, Bronze, Cobre, Chumbo, Latão,
Ligas de Aço, Ligas de Alumínio, Ligas de Magnésio, Ligas de
Níquel, Ligas de Titânio, Ligas de Zinco, Ferro Fundido, são alguns dos metais correntemente utilizados em construção.
MONEL® alloy 400 (UNS N04400) Ni 66.5 Cu 31 Fe 2.5 Mn 2.0 C 0.3 Si 0.5 S 0.024
“in” Ashby, Michael F; Jones, David R. H. - Engenharia de Materiais – Uma introdução a Propriedades, Aplicações e Projeto. Vol II. 2007 Elsevier Editora Lda;
Diagrama Ashby
A seleção de materiais é uma etapa do processo de conceção construtiva. No contexto do projeto de produto, o principal objetivo da seleção do material é minimizar o custo e garantir o adequado desempenho do produto. A seleção sistemática do melhor material para uma determinada aplicação começa com avaliação das propriedades e do custo dos materiais em análise.
Resistência/Dureza
Um diagrama de Ashby (Michael Ashby, da Universidade de Cambridge) é um gráfico de dispersão que apresenta duas ou mais propriedades de vários materiais ou classes de materiais.
Módulo de Young/Densidade
AÇOS
Conjunto de materiais com composição química, microestrutura, propriedades e aplicações diversas, que tem em comum o ferro como principal constituinte.
Em síntese: são ligas metálicas à base de ferro.