Ligas não ferrosas
1 - Introdução
Denominam-se metais não ferrosos, os metais em que não haja ferro ou em que o ferro está presente em pequenas quantidades, como elemento de liga. Os metais não ferrosos são mais caros e apresentam maior resistência à corrosão, menor resistência mecânica, pior resistência a temperaturas elevadas e melhor resistência em baixas temperaturas que o aço carbono.
Os principais serviços com metais não ferrosos são os serviços de corrosão e de não contaminação pelo produto da corrosão, como em situações extremas de temperaturas baixas e altas.
Neste trabalho faremos uma exposição de alguns dos principais metais não ferrosos como sendo: Magnésio, Zinco, Titânio e Estanho.
2 - Magnésio
Pertence ao grupo dos chamados metais leves, pois seu peso especifico é 174 g/cm³. Seu ponto de fusão é de 650 ºC e sua cor é branco prateado. É um metal relativamente mole e maleável, porém sua ductilidade é baixa, assim como sua resistência mecânica e sua tenacidade. Resiste à ação dos álcalis. Pode ser forjado, extrudado, laminado, fundido em areia, em molde permanente e sob