ligas não ferrosas
A trabalhabilidade do metal é semelhante à do aço inoxidável. Apesar de o titânio poder ser processado e instalado pelos métodos convencionais, não aceita solda, sendo recomendado o uso de silicone ou de gaxetas de borracha para selar as juntas. É um elemento duro, leve e apresenta um alto ponto de fusão - exatos 1.668oC . Assim como o cobre, o titânio é um metal bastante dúctil e retrata com facilidade texturas e acabamentos variados.
Uma das características mais apreciadas pelos arquitetos é o "princípio arco-íris", ou seja, a capacidade do titânio de refletir o espectro de cores. O efeito é gerado pela interferência da luz em uma película de dióxido de titânio formada na superfície do metal. Ao incidir nos painéis, os raios luminosos são parcialmente refletidos, refratados e absorvidos. À medida que a espessura da película aumenta, a cor do revestimento muda. Além de criar este efeito especial, a película formada pela oxidação do metal o protege da corrosão.
Ligas de estanho o estanho é um metal não-tóxico, mole e dúctil, altamente fluido em estado líquido. O baixo ponto de fusão facilita seu uso como revestimento para proteger metais contra oxidação. Reage com ácidos e bases fortes, mas é relativamente inerte frente a soluções neutras. A cor branco-prateada se mantém mesmo quando o estanho é exposto à intempérie, porque o metal forma uma fina película de proteção ao reagir espontaneamente com o oxigênio
Ótimo produto para impermeabilidade e condutividade e é muito utilizado como revestimento e acabamento da lataria, circuitos impressos, tubulações, fusíveis, baterias, etc.
Outras ligas importantes de estanho são: bronze, metal de sino, metal Babbitt, liga de carcaça, pewter, bronze fosforoso, solda macia, e metal branco.