Resenha_Exploradores_das_Cavernas
706 palavras
3 páginas
O caso dos exploradores de cavernas (Fuller, Lon L., 2003) narra a história de cinco pessoas que foram explorar uma caverna e ficam soterrados, caso este bem parecido com um que aconteceu a pouco tempo atrás no Chile, em que alguns mineiros foram soterrados em uma mina de carvão, mas foram salvos em doze dias e o resgate externo conseguia passar para eles alimentação e água.Ao se passarem alguns dias, conseguem através de uma maquina sem fio, estabelecer contato com o mundo exterior e ai são informados que provavelmente só serão resgatados após pelo menos dez dias. Como os exploradores não têm alimentos e água suficiente para esperar esses dias, eles perguntam a um médico se conseguiriam sobreviver sem alimento pela quantidade de dias informada. O médico informou que provavelmente iriam morrer por inanição.
Os exploradores ficaram sem se comunicar com o resgate por alguns dias e depois desse silencio, Roger Wethmore integrante do grupo explorador, perguntou ao médico se eles poderiam sobreviver consumindo carne humana. O médico apesar de não querer responder, após algum tempo disse que sim.
Os exploradores decidiram então que a única maneira de sobreviverem, seria sacrificando um integrante do grupo e que resolveriam isto jogando dados. Wethmore que sugeriu a ideia, desistiria no meio do caminho, mas os integrantes do grupo não aceitaram e um deles jogou os dados por Wethmore, que seria justamente o integrante a perder na “sorte”, com isso sacrificaram o mesmo.
Trinta e dois dias depois os exploradores sobreviventes foram resgatados e seriam indiciados pelo assassinato de Roger Wethmore. Foram condenados à forca em primeira instância.
Esse caso fictício se passa no condado de Stowfield e serve para analisar o Direito Natural e o Direito Positivo. Cinco juízes têm que lidar com todas as duvidas e conflitos inseridos em uma hermenêutica jurídica, para decidir o caso.
O presidente do tribunal, juiz Truepenny, pede aos outros quatro juízes que se mantenha a