genetica
Estudo da velocidade das reações: Cinética química Para início de conversa...
Você alguma vez parou para reparar em como mastiga os alimentos? Não? Então vamos conversar a esse respeito.
A mastigação adequada, por si só, traz grandes benefícios à digestação, uma vez que a correta trituração dos alimentos, feita pelos dentes, é capaz de reduzi-los em pedaços menores, o que aumenta a capacidade de ação das enzimas presentes na saliva.
Deste modo, a adequada mastigação
(trituração adequada dos alimentos) é uma boa medida para facilitar a digestão, tornando-a mais rápida e eficiente.
Figura 1: O processo digestivo inicia-se na boca. Por isso, é importante ficar atento à forma como você ingere os alimentos. Coma com calma e mastigue bem suas refeições.
Grande parte dos problemas digestivos podem ter origem na mastigação insuficiente. Engolir os alimentos em pedaços grandes torna a digestão mais lenta, porque, entre outras coisas, as enzimas terão maior dificuldade para agir sobre eles. É assim que aparecem transtornos, como: azia, má digestão, sonolência após a refeição etc.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias • Química
65
Você deve estar se perguntando porque estamos falando sobre mastigação e digestão em uma aula de química, não é mesmo? O fato é que a digestão é um bom exemplo de que as reações químicas podem ocorrer com velocidades diferentes.
Nesta unidade, abordaremos a Cinética Química, que é a área da Ciência que estuda a rapidez com que ocorrem as reações e quais fatores podem alterá-la.
Objetivos de aprendizagem
Calcular a velocidade média de uma reação.
Avaliar a influência de diferentes fatores, como: temperatura, concentração, superfície de contato e outros, sobre a velocidade de uma reação química.
66
Módulo 3 • Unidade 3
Seção 1
A rapidez das reações químicas
As reações químicas ocorrem o tempo todo no nosso dia a dia, seja em nosso próprio corpo, como a