Ligas de Magnésio
- O nome é originário de Magnésia, que em grego designava uma região da Tessália.
- Em 1618, um fazendeiro em Epsomna Inglaterra tentou dar água de um poço dali às suas vacas. As mesmas recusaram, pois a água apresentava um gosto amargo, mas o fazendeiro notou que a água parecia curar arranhões e irritações da pele. A substância se tornou conhecida como Os Sais de Epsome ficou famosa. Após muito tempo, ela foi reconhecida como sulfato de magnésio hidratado, MgSO4·7H2O.
- Em 1808 Sir Humphry Davy obteve o metal puro mediante a eletrólise de uma mistura de magnésia e HgO(óxido de mercúrio). Sir Humphry Davy
- É um metal cinza-prateado que é principalmente usado como elemento de liga para o alumínio, zinco e outras ligas não-ferrosas. O magnésio PURO é dúctil e o mais usinável de todos os metais.
Onde é encontrado?
- O Magnésio é o oitavo elemento mais abundante em massa na crosta terrestre e o sétimo elemento mais abundante (empatado com o Ferro) em termos de molaridade. É encontrado em grandes depósitos de magnesita, dolomita, em outros minerais e também na água, onde seu íon é solúvel.
- Embora o Magnésio seja encontrado em mais de 60 minerais, apenas a dolomita, magnesita, brucita, carnallita, talco e olivina são de relevante importância comercial.
Onde é encontrado?
- O cátion Mg2+ é o segundo mais abundante na água do mar, o que torna a água do mar e o sal marinho uma fonte comercial atrativa de Magnésio. Para a extração do metal, o hidróxido de cálcio é adicionado para formar precipitados de hidróxido de magnésio.
MgCl2 + Ca(OH)2 → Mg(OH)2 + CaCl2
- O hidróxido de magnésio (brucita) é insolúvel em água, dessa maneira é filtrado e reagido com ácido clorídrico para obter cloreto de magnésio concentrado.
Mg(OH) 2 + 2HCl → MgCl2 + 2H2O
- A partir do cloreto de magnésio, o elemento puro é separado por eletrólise.
Características gerais
O magnésio é o mais leve dos metais estruturais
O uso de magnésio