Resumo da Obra Literária Cidades Mortas de Monteiro Lobato
Monteiro Lobato
*Profa. Maria Jerusa Rodrigues Marinho
1. O AUTOR – DADOS BIOGRÁFICOS
José Renato Monteiro Lobato ( o segundo nome, depois, foi substituído por Bento), nasceu em
Taubaté, em 1882. Cursa Direito por imposição da família. Participa de grupos e jornais literários e depois de formado é nomeado promotor público. Torna-se fazendeiro ao herdar a fazenda do avô, a qual é vendida para que ele crie a Editora Monteiro Lobato. Embora tenha dinamizado o mercado livreiro, sua editora vai à falência, o que o leva à imprensa do Rio de Janeiro, onde passa a ser colaborador. Mora em Nova York, e na Argentina, que acolhe muito bem suas obras, principalmente as infantis. Participa de inúmeras campanhas públicas e até foi preso por suas idéias revolucionárias. Morre vítima de espasmo pulmonar a 04 de outubro de 1948.
2. OBRAS
Literatura em Geral – Urupês, Cidades Mortas, Idéias de Jeca Tatu, A Onda Verde, O Choque das
Raças ou O Presidente Negro, O Escândalo do Petróleo, entre outras. – Literatura Infantil –
Narizinho Arrebitado, O Saci, Fábulas de Narizinho, O Marquês de Rabicó, A Caçada da Onça,
Aventuras do Príncipe, História do Mundo, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática,
História das Invenções, Geografia da Dona Benta, Dom Quixote das Crianças, entre dezenas de outras obras.
3. CARACTERÍSTICAS GERAIS
ü Escritor combativo e arrojado. ü Autor de contos, ensaio e crítica polêmica. ü Primeiro escritor a elaborar um projeto editorial para crianças. ü Defensor de uma língua sem a “gramatiquice” – o velório da língua. ü Defensor ardoso das riquezas brasileiras; famoso é o seu grito de guerra: O Petróleo é Nosso! ü Um aristocrata (menino de tempo do império) republicano.
ESPAÇO
Itaoca é uma cidadezinha qualquer do interior paulista onde o escritor ambienta suas histórias; nela, aparecem casas de tapera, ruas mal iluminadas, políticos corruptos, patriotas, ignorância, miséria. Representa todas as