Ligamento cruzado anterior
Definição
Devido a sua localização central, o joelho é a articulação do membro inferior mais sujeita a lesões, tanto por traumas diretos quanto por forças indiretas, as chamadas torções. Os ligamentos do joelho são as estruturas responsáveis pela sua firmeza (estabilidade), evitando movimentos exagerados. Os principais ligamentos são os dois colaterais (lateral ou “do lado de fora” e medial ou “do lado de dentro”) e os dois cruzados (anterior e posterior) ( GARDNER 1998).
Ligamento Cruzado Anterior Dos quatro ligamentos, o ligamento cruzado anterior é o mais frequentemente lesado, pois ele é responsável por evitar movimentos de “gaveta” e rotação exagerada do joelho. Desta forma, a sua rotura ocorre principalmente em esportes como futebol, basquete e voleibol, que exigem muita rotação e onde muitas vezes o pé pode ficar preso no chão e o corpo rodar sobre o joelho ( GARDNER 1998).
Mecanismo de lesão O mecanismo de lesão do ligamento está usualmente associado com desaceleração ou mudança brusca de direção do movimento da perna. Os fatores que contribuem para a lesão do ligamento cruzado anterior podem ser classificados em intrínsecos e extrínsecos. Fatores intrínsecos compreendem: alteração do ângulo, lassidão articular, influência hormonal e alteração no tamanho do arco intercondilar do fêmur. Já os fatores extrínsecos incluem: forças biomecânicas anormais, padrão de ativação neuromuscular alterado e fraqueza muscular. O teste de Lachman é um dos mais fidedignos para a avaliação do ligamento cruzado anterior em um joelho com aumento de volume e doloroso. (AMATUZZI, 2004). Para Kisner (1998), após o trauma, geralmente leva algumas horas para haver derrame articular. Quando este ocorre, o movimento fica restrito. A articulação assume uma posição de mínima sobrecarga, geralmente por volta de vinte e cinco graus de flexão. Se for testado antes do derrame