Tecnologias de informação e comunicação para gestão da informação e do conhecimento: proposta de uma estrutura tecnológica aplicada aos portais corporativos. letícia gorri molina
Letícia Gorri Molina
A autora Letícia Gorri Molina, inicia o capítulo VII com uma pequena introdução, afirmando que como o homem está em constante transformação, ele teve que se adaptar, e no decorrer da sua evolução desenvolveu técnicas que o auxiliaram a se comunicar de forma mais rápida e eficiente.
Como na sociedade antiga a informação era transmitida de forma oral, e com o passar do tempo e de acordo com as necessidades do homem, diferentes formas de escritas foram criadas devido sua evolução, sendo assim, a informação foi sendo registrada ao longo dos anos em suportes distintos, como pedra, mármore, argila, papiro, pergaminho, papel e mais recentemente em suportes digitais.
De acordo com a autora, as revoluções aconteceram tanto no modo de pensar quanto no de agir do ser humano. O surgimento, o desenvolvimento da informática e os conhecimentos gerados pelo homem, começaram a formar grandes bancos de dados e informação, mas que serão limitados pela própria estrutura que os sistemas computorizados apresentam.
Segundo Letícia G. Molina, apesar do limite apresentando pela estrutura do sistema, os bancos de dados ainda oferecem informações relevantes para quem está acessando, auxiliando assim na construção do conhecimento por parte do usuário. A importância de a informação digital ser gerenciada por sistemas de informações corporativos, cujo objetivo é propiciar o acesso e a recuperação de dados de informações consistentes foi também ressaltada nesse parágrafo.
Ainda na introdução, a autora trata das questões das TICs (Tecnologia de
Informação e Comunicação), afirmando que diante do mundo informal, as organizações são protagonistas de um ambiente que se caracteriza por uma grande produção informacional e que precisa ser organizada para seu acesso e uso.
De acordo com Letícia