ligacoes quimicas
Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.
http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode Sala de Leitura
Ligações Químicas: covalentes e iônicas
Ligações Químicas: covalentes e iônicas
Figura 1:
A imagem digital esta disponível para uso público, pois foi criada pela NASA. A política de direitos autorais da NASA diz que "o material da NASA não é protegido por direitos autorais a não ser quando especificado". http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:The_Earth_seen_from_Apollo_17.jpg O planeta Terra é lindo... Lindo e complexo! Montanhas, mares, lagos, rios, planícies, desertos e uma infinidade de formas vivas nos encantam e estimulam a nossa curiosidade há milênios. Alguma vez você já olhou para a Tabela Periódica e pensou que o número de elementos químicos, ou seja, de tipos diferentes de átomos existentes na natureza, não é tão grande assim? E que é a partir desses elementos que toda a complexidade do mundo que nos cerca é construída? E não é espantoso que materiais tão diferentes como a gasolina que movimenta os nossos carros, a naftalina que protege as nossas roupas das temíveis traças e o gás do fogão no qual cozinhamos os alimentos sejam constituídos por átomos de apenas dois tipos, carbono e hidrogênio?
Como isso é possível?
. 1 .
Sala de Leitura
Ligações Químicas: covalentes e iônicas
Figura 2: Gasolina, naftalina e gás natural são feitos unicamente de átomos de carbono e hidrogênio. Esses compostos pertencem à classe dos hidrocarbonetos.
Bem, a resposta está na união entre os átomos. É isso mesmo! Os átomos podem se ligar uns aos outros de diversas maneiras para, como se fizessem parte de um “Lego” microscópico, “montar” todas as coisas que estão à