Liga hanseatica
Na Galipedia, a Wikipedia em galego.
Mapa de 1539 que ilustra as regiões bañadas pelos mares Báltico e do Norte, zona de influência da Liga Hanseática.
A Liga Hanseática ou Hansa germânica foi um dos fenômenos comerciais mais importantes da história da Europa. Era uma aliança de cidades livres que comerciaban entre sim principalmente no mar Báltico mas também no mar do Norte. A capital da Hansa estava em Lübeck, Alemanha.
Ascensão
Criou em meados do século XIII]] como uma aliança entre Hamburgo e Lübeck, para proteger os seus interesses comerciais e partilhar o controlo das rotas comerciais. Esta primitiva Hansa firmou, em 1252, uns acordos com Flandres, com a cidade de Bruxas, a maior deste país, e entrava a fazer parte da união de Hamburgo e Bremen.
Outras cidades, Rostock e Wismar também concluíram uma aliança com Lübeck em 1259, com o objecto de executarem acções comuns contra os bandidos e os piratas. Mais tarde, os mercadores de Lübeck e Hamburgo estabeleceram organizações mercantis em Londres, cidade na que os mercadores da cidade de Colónia, os quais também tinha um grande peso comercial, desfrutaram de um regime de monopólio]].
Bremen e Danzig afiliáronse à associação Lübeck-Hamburgo e foram seguidas por várias ligas, uma das quais agrupava cidades de Westfalia, a zona do Ri e os Países Baixos, e outra constituíam-na cidades prusianas, lituanas e estonianas. A federação, denominada Hansa em 1343, logo incluiu arredor de 90 cidades.
Em 1362, a liga declara a guerra a Dinamarca em resposta pela ocupação de Visby, na ilha de Gotland. Dinamarca foi forçada em 1370 a pagar indemnizações e ceder territórios, o qual incrementou o poder da Liga.
Actividades da Liga
No século seguinte a Liga criou novos centros mercantis e de civilização na Europa do norte, desenvolveu a agricultura, as técnicas industriais e construíram-se canais e estradas. A Liga era governada democraticamente por uma Dieta (a Hansetag), formada