pedagogia
1. Você já teve oportunidade de estudar a filosofia que, na sua raiz mais profunda, traz a marca do questionamento, da pergunta para as diferentes situações da vida humana, portanto, também para a educação. Os diferentes espaços-tempos educacionais apresentam problemas e por vezes torna-se necessário fazermos como aquela criança da história que lemos. Ela gritava: O rei está nu! Ou seja, há problemas que não podem ser escondidos e nem sempre é possível aceitar tudo o que nos é proposto como verdade intocável. Assim, você pode desde já apontar onde o “rei está nu” na educação. “Eu percebo que o rei está nu na educação quando (continue o texto).
Eu percebo que o rei está nu na educação quando encontramos uma propaganda de política de inclusão nas escolas públicas e na verdade não há estrutura física adequada, profissionais capacitados, ferramentas especiais para facilitar a inclusão, vejo que o rei está nu, quando se prega o ensino em horário integral e não dar a esses estudantes uma rotina de qualidade, um espaço físico que comporte, e uma visão de que eles não estão sendo depositados nas escolas. Muitas questões filosóficas já me inquietaram no decorrer da minha vida estudantil e profissional, exatamente uma destas questões foi primordial para escolher realizar o curso de pedagogia. Trabalho como auxiliar na educação infantil há seis anos e já pude observar vários exemplos de educadores e suas posturas, visto que posturas inadequadas de profissionais que não refletem suas ações prejudicam não só no aprendizado do aluno, mais também no querer aprender, levando a esse ser que estar vivenciando o processo de busca pelo conhecimento a se frustrar e assim não querer ir para a escola.
2. Releia as citações de Anísio Teixeira contidas nessa seção e responda o que o autor entende por filosofia da educação.
“Filosofia da Educação