Liga es Quimicas
Curso: Engenharia Civil
Matéria: Materiais de Construção II
Aluno: Gabriel Vignola
Professor: Robson Negri
Ligações Químicas
As ligações químicas correspondem à união dos átomos para a formação das moléculas; em outras palavras, as ligações químicas acontecem quando os átomos reagem entre si. São classificadas em: ligação iônica, ligação covalente, ligação covalente dativa e ligação metálica.
Ligação Iônica
Também chamada de ligação eletrovalente, esse tipo de ligação é realizado entre íons (cátions e ânions). Os Íons são átomos que possuem uma carga elétrica por adição ou perda de um ou mais elétrons, portanto um ânion, de carga elétrica negativa, se une com um cátion de carga positiva formando um composto iônico por meio da interação eletrostática existente entre eles.
Exemplo: MgCl2(Cloreto de magnésio), muito usado na medicina para fins terapêuticos.
Ligação covalente
As ligações covalentes são ligações em que ocorre o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, diferentemente das ligações iônicas em que há perda ou ganho de elétrons. Além disso, os pares eletrônicos é o nome dado aos elétrons cedido por cada um dos núcleos, figurando o compartilhamento dos elétrons das ligações covalentes.
Exemplo: HCL (Cloreto de Hidrogênio), encontrado no estomago humano
Ligação Metálica
É a ligação que ocorre entre os metais, elementos considerados eletro positivos e bons condutores térmico e elétrico. Para tanto, alguns metais perdem elétrons da sua última camada chamados de "elétrons livres" formando assim, os cátions.
A partir disso, os elétrons liberados na ligação metálica formam uma "nuvem eletrônica", também chamada de "mar de elétrons" que produz uma força fazendo com que os átomos do metal permaneçam unidos. Exemplos de metais: Ouro (Au), Cobre (Cu), Prata (Ag), Ferro (Fe), Níquel (Ni), Alumínio (Al), Chumbo (Pb), Zinco (Zn), entre outros.
CONDIÇÕES PARA OCORRÊNCIA DE REAÇÕES QUÍMICAS
As